Tradutor

Muros com Vida

Para alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies, através da arte urbana, numa parceria com o Município de Castro Daire, o projeto “Muros com Vida” [Eco-escolas] materializa-se na realização de pinturas tendo como suporte o muro do recinto escolar da Escola Básica de Castro Daire. 

Neste âmbito foi escolhida a borboleta azul das turfeiras, uma espécie frágil e pouco tolerante a modificações do ecossistema, necessitando de condições ecológicas específicas para sobreviver. Esta borboleta deposita os seus ovos numa planta específica do género Gentiana. Os melhores locais para observar a espécie são a Serra de Montemuro [lameiros da aldeia de Campo Benfeito]. 

Desenvolvimento do processo projetual de ideias — Grupo de Recrutamento 240, implementado nas turmas do 5.º ano de escolaridade A, B, C e D na disciplina de Educação Visual e Laboratório de Artes [Complemento à Educação Artística — Dec-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho] — Linguagem visual, estruturas modulares - módulo/padrão, em parceria com o Clube Ciência Viva. 

Já teve início a execução da primeira fase, envolvendo alunos, professores, assistentes, pais/encarregados de educação e autarquia.






Em baixo, o projeto em flipbook [ampliar para full screen].